Extensão

PROJETOS DE EXTENSÃO
TÍTULO DO PROJETO INFORMAÇÕES
APERFEIÇOAMENTO EM ULTIMATE FRISBEE  

A mais importante característica do jogo Ultimate Frisbee é o Espírito de Jogo, que representa o respeito de cada jogador pelas regras e pelos demais jogadores. Não existem árbitros. Todas as violações são chamadas pelos jogadores. Implícito à modalidade e às regras, está assumido que nenhum jogador irá buscar a vitória de forma desleal. Outra importante característica da modalidade é o fato de permitir que homens e mulheres joguem juntos, além de possibilitar que jogadores com pouca idade participem de uma mesma partida com os mais velhos. Estes fatores dão uma característica participativa e inclusiva, fazendo com que ela possa ser usada como ferramenta pedagógica e educativa, podendo ser praticada em um campo, em quadra ou em um salão com espaço adequado, utilizando apenas do disco como material necessário. Esse projeto visa melhor capacitar os alunos de graduação do DEF/UFLA nessa modalidade pouco conhecida, mas de enorme valor educativo. O projeto é realizado as terças e quintas feiras, das 18 às 20 horas.

 

Coordenador:

Prof. Dr. Raoni Perrucci Toledo Machado

Telefone: (35) 3829-5267

raoni@def.ufla.br

 

ARQUIVO DO MUSEU BI MOREIRA – MEDIDAS PARA PRESERVAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL  

O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar o desenvolvimento do campo esportivo e educacional no município de Lavras, Minas Gerais, no períod 1937, tendo como objetos: o Instituto Evangélico de Lavras, criado em 1893 por missionários da igreja presbiteriana norte-americana e o Lavras Spo fundada em 1913 por ex-alunos dessa instituição. Trabalhamos com a hipótese de que foi o Instituto Evangélico a via de introdução do esporte na cid uma continuidade desse processo que associava o esporte à educação com a fundação desse clube.

 

Coordenadores:

Prof. Dr. Bruno Adriano Rodrigues da Silva

Telefone: (35) 5269-3829

bruno.rodrigues@def.ufla.br

 

Prof. Dr. Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Telefone: (35) 3829-5270

kleber.azevedo@def.ufla.br

 

ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE CANCÊR DA CASA DE APOIO LAR E VIDA  

Desenvolver um programa de atividade física na casa de apoio a portadores de Câncer Lar e Vida da cidade de Lavras. Através de esse programa buscar melhorar a qualidade de vida e autoestima desses portadores, além da socialização que o mesmo busca alcançar através dos benefícios que a atividade física proporciona a população portadora de doenças crônica degenerativas.

 

Coordenador:

Prof. Dr. Sandro Fernandes da Silva

Telefone: (35) 3829-5132

sandrofs@def.ufla.br

 

BRINCANDO E APRENDENDO  

O projeto “brincando e aprendendo…”, tem o seu foco no desenvolvimento da autonomia e da construção da identidade das crianças, por meio do brincar, “pois é uma das formas principais que ela dispõe nesta fase de sua vida para aprender”(Lima, 2006, p.13). Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades, além de estimular a curiosidade e a autoconfiança, que proporcionam o desenvolvimento das diversas linguagens e do pensamento. O Projeto visa oferecer a introdução da prática de recreação/lazer dentro de projetos gratuitos de iniciação esportiva do município de Lavras, buscando a não especialização precoce de crianças e jovens ao treinamento desportivo, abrangendo diversas atividades lúdicas e jogos, com acompanhamento dos treinamentos específicos, aproximando da situação esportiva, de forma que os alunos sintam prazer na realização das atividades e desenvolvam as suas habilidades motoras básicas necessárias, bem como ganhos intelectuais, emocionais e psicossociais.

 

Coordenadora:

Profa. Dra. Maria Rachel Vitorino

Telefone: (35) 3829-1294

mrachel@def.ufla.br

 

CRIA LAVRAS  

Fundada em 2008 a partir de um projeto chamado ESCOLA DE ESPORTES onde envolvia atividades com voleibol,futsal, futebol, basquetebol, handebol, tênis, atletismo, judô, onde participavam de competições apenas não oficiais, quando em junho de 2010 foi criado o Centro Regional de Iniciação ao Atletismo – CRIA Lavras, a partir de um grupo de iniciação ao atletismo da ESCOLA DE ESPORTES da UFLA, tendo as escolas públicas como base. Inicialmente restrito às crianças dos arredores da Universidade, o projeto foi ampliado para toda a cidade, incluindo jovens de outras cidades da microrregião e outras do sul de minas. O projeto e alunos universitários são distribuídos por várias escolas públicas de Lavras onde realizam atividades pré- desportivas com 3 sessões semanais. No núcleo principal localizado na UFLA, são realizadas entre 4 e 6 sessões de atividades semanais, os participantes foram então subdivididos em pequerruchos (até 10 anos), iniciantes (até 13 anos), intermediários (até 15 anos) e avançados (mais de 15 anos), com atividades de dança, lutas, frisbee, esportes coletivos e jogos pré-desportivos para os mais jovens. Além disso, foram incorporadas sessões de atividades culturais e aulas de complementação nas disciplinas da área de exatas/biológicas. Atualmente esta acontecendo um empasse entre coordenador do projeto, professores e estagiários envolvidos, para a criação de dois grupos, Educativo competitivo e Educativo social.

 

Coordenador:

Prof. Dr. Fernando Roberto de Oliveira

Telefone: (35) 3829-5134

deoliveirafr@def.ufla.br

 

DANÇA COMPASSO

 

 

Esse projeto de extensão é destinado a congregar membros da comunidade universitária (estudantes de graduação, pós-graduação, servidores técnico-administrativos, professores, funcionários terceirizados), bem como membros da comunidade municipal. Tem por finalidade desenvolver e difundir entre os participantes conhecimentos e práticas sociais e culturais, bem como fazer uma interação entre Comunidade universitária e Comunidade municipal por meio de atividades rítmicas, expressivas e culturais. Por meio desse projeto, trabalha-se a aprendizagem e desenvolvimento de várias modalidades de dança como a dança aeróbica/Zumba, e danças de Salão como o Forró, Zouk, Samba de Gafieira, Salsa, Bolero, entre outras. As aulas, com duração de 90 minutos são oferecidas as segundas, terças, quartas e quintas-feiras das 18 às 19:30 no CIUNI. As inscrições podem ser feitas no local no horário das aulas. Não é necessário ter conhecimento prévio e parceiro/a de dança. Projeto Gratuito.

 

Coordenadora:

Profa. Dra. Priscila Carneiro Valim-Rogatto

Telefone: (35) 3829-5136

lappex@yahoo.com.br

 

EQUIPE DE JUDÔ UFLA

 

 

Coordenador:

Prof. Dr. Fernando Roberto de Oliveira

Telefone: (35) 3829-5134

deoliveirafr@def.ufla.br

 

ESCALADA ESPORTIVA  

A escalada vem se desenvolvendo no ambiente escolar e universitário por ser uma modalidade esportiva de cooperação, contemplando tanto objetivos lúdicos como de rendimento, culminando na inclusão do programa olímpico a partir dos Jogos de 2010. Ela é uma ferramenta de estímulo pedagógico, resultando em aprendizados de experiências não tradicional, integrando os aspectos físicos e cognitivos em uma só atividade. Professores experientes têm confirmado que a escalada desafia os alunos ao fazê-los refletirem sobre o próximo passo a ser tomado, levando-os progressivamente a aumentarem a sua própria responsabilidade sobre a consequência de suas decisões que refletirão em sua própria segurança. Estas características tornam esta atividade de fundamental importância para uma formação mais completa do profissional de educação física. O muro, ele próprio se constitui como um laboratório para o desenvolvimento de pesquisa, assim como representa um potencial espaço para projetos de extensão.

 

Coordenador:

Prof. Dr. Raoni Perrucci Toledo Machado

Telefone: (35) 3829-5267

raoni@def.ufla.br

 

ESCOLA DE ESPORTES UFLA  

Coordenador:

Prof. Dr. Marcelo de Castro Teixeira

Telefone: (35) 3829-1298

marceloc@def.ufla.br

 

ESPORTE UNIVERSITÁRIO: FUTEBOL E FUTSAL  

Buscar o aprimoramento técnico e físico dos atletas/alunos da UFLA, bem como desenvolver trabalhos de cidadania, lazer, tendo como objetivo melhoria da saúde.

 

Coordenador:

Prof. Esp.  Carlos Magno Alvarenga

Telefone: (35) 3829-1299

carlosmagno@def.ufla.br

 

FISIOTERAPIA, PREVENÇÃO – REABILITAÇÃO E NUTRIÇÃO: PROJETO SAÚDE PARA TODOS.  

Esse projeto, desde a sua implantação,há cinco anos, prima pela complementação na formação de profissionais de educação física e nutrição, competentes, e que privilegiem a atenção humanizada à saúde, por meio de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação de forma individual e coletiva; sejam capazes de pensar criticamente na busca de soluções pertinentes às situações vivenciadas nas rotinas de suas atividades práticas; realizem suas funções respeitando os princípios da ética e bioética; tenham a capacidade de trabalhar em equipe, respeitando e aprendendo com o outro; desenvolvam a capacidade de liderança com compromisso, responsabilidade, empatia e habilidade, na tomada de decisões de forma efetiva e eficaz; estejam sempre abertos a novos conhecimentos e aprendizagens, tanto na sua formação teórica, como na sua prática; sejam capazes de produzir conhecimentos por meio da pesquisa e de levar estes conhecimentos à prática profissional e à população como um todo.O projeto irá envolver professores e acadêmicos do curso de educação física e nutrição com objetivo de atender de forma supervisionada inúmeros atletas amadores, atletas profissionais, comunidade universitária e comunidade de Lavras, com uma grande diversidade de necessidade de atenção fisioterápica, nutricional e preventiva nas mais variadas funcionalidades. O ambiente de atendimento será o Centro de Reabilitação/Laboratório do GEBEP (Grupo de Estudo em Ergonomia e Biomecânica) mais toda estrutura ofertada pelo departamento de Educação Física (sala de musculação, pista, ginásio, etc), oferecendo campo de prática profissional, tanto em formato de estágio quanto de Projetos de Extensão direcionados aos alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Saúde, englobando Fisioterapia, Nutrição e Educação Física.

 

Coordenador:

Prof. Dr. Marco Antônio Gomes Barbosa

Telefone: (35) 3829-1697 ou 3929-4504

marco.fisioedu@def.ufla.br

 

FUTSAL PARA SERVIDORES  

Coordenador:

Prof. Esp.  Carlos Magno Alvarenga

Telefone: (35) 3829-1299

carlosmagno@def.ufla.br

 

GINÁSTICA AERÓBICA: EQUIPE DE ALTO RENDIMENTO  

O projeto é atualmente desenvolvido sob a orientação do professor Luiz Henrique Rezende Maciel, docente do DEF e atual técnico da seleção brasileira de Ginástica Aeróbica, onde conta ainda com uma equipe competitiva que representa a instituição em diversas competições. Oobjetivo principal do projeto é de possibilitar aos alunos do DEF/UFLA a vivência com uma equipe de alto rendimento de Ginástica Aeróbica.

 

Coordenador:

Prof. Dr. Luiz Henrique Rezende Maciel

Telefone: (35) 3829-5268

lhrmaciel@hotmail.com

 

GINÁSTICA NA UFLA  

Em atividade desde 2010, o projeto “Ginástica na UFLA” desenvolvido sob a orientação do professor Luiz Henrique Rezende Maciel, docente do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Lavras, desenvolve atividades gymnicas voltadas às crianças (a partir de 5 anos), adolescentes e jovens das comunidades universitária, lavrense e da região. As aulas têm como objetivo possibilitar a prática das ginásticas, proporcionando a vivência das modalidades Ginástica Aeróbica (GAE), Ginástica Acrobática, Ginástica Artística e Ginástica Para Todos, sendo que a meta final é selecionar desenvolver atletas para a equipe de competição da GAE da UFLA.

 

Coordenador:

Prof. Dr. Luiz Henrique Rezende Maciel

Telefone: (35) 3829-5268

lhrmaciel@hotmail.com

 

INICIAÇÃO ESPORTIVA DE DEFICIENTES EM JOGOS PARALÍMPICOS  

Esse projeto de extensão tem como objetivo a inserção de pessoas com deficiência no mundo esportivo, a partir da adaptação das práticas esportivas. As modalidades paralímpicas e os esportes adaptados são desenvolvidos de forma inclusiva e adequada para todos.

 

Coordenadora:

Profa. Dr. Nathália Maria Resende

Telefone: (35) 3829-5124

nathalia.resende@def.ufla.br

 

OFICINA DO ESPORTE ESCOLAR

 

 

O projeto propõe inserir o Esporte na cultura escolar lavrense contextualizando-o, transformando-o e potencializando-o como elemento pedagógico de valor para o trabalho escolar, compreendendo e considerando o contexto em que se insere. As ações se centrarão na oficina para alunos/as no contra turno de uma escola pública de Lavras-MG, do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, previamente contactada para receber o Projeto. Farão parte da proposta reflexiva de uso do esporte na escola, além dos discentes, docentes da escola, estudantes de Educação Física da UFLA e Coordenador do Projeto. Através de Pesquisa-Ação, cada um dos atores atuará e refletirá na construção coletiva da ação educativa. Espera-se, como resultado: melhora do ambiente escolar; avanço na construção teórica sobre o Esporte Educacional; qualidade na formação inicial do professor de Educação Física da UFLA; levantamento das demandas da escola lavrense para novas ações e estudos.

 

Coordenador:

Prof. Dr. Fabio Pinto Gonçalves dos Reis

Telefone: 3829-5135

fabioreis@def.ufla.br

 

PROGRAMA DE ESPORTE EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS  

O Programa de Esporte Educacional visa uma possível melhoria nos níveis de educação e qualidade de vida de meninos e meninas, socialmente vulneráveis, no que diz respeito ao seus domínios: motor , sócio-afetivo, físico e cognitivo. Essas melhorias são estimuladas por meio da prática esportiva, no turno de aulas, especificamente, na Escola Municipal Oscar Botelho, Lavras – MG.

Coordenador:

Prof. Dr. Alessandro Teodoro Bruzi

Telefone: (35) 3829-1698

bruzi@def.ufla.br

 

PROJETO DE FUTEBOL E FUTSAL “BUSCA DO TALENTO”  

Ensinar o futebol e futsal e suas habilidades, mas também oferecer noções de disciplina, respeito, responsabilidade, higiene, cidadania, dentre outras. E na busca constante de acompanhamento físico, técnico e emocional de forma educacional e esportiva interagindo com a comunidade.

 

Coordenador:

Prof. Esp. Carlos Magno Alvarenga

Telefone: (35) 3829-1299

carlosmagno@def.ufla.br

 

PROJETO VOLEIBOL NAS ESCOLAS

 

 

O Projeto Voleibol nas Escolas se utiliza da metodologia do “Mini-Vôlei” (VivaVôlei), e tem o intuito de levar a modalidade para escolas públicas de bairros sem muita diversidade e oportunidade no esporte. Tem como objetivo introduzir os fundamentos do voleibol, promover interação social, ajudar no desenvolvimento motor e também na capacidade educacional da criança. As atividades são realizadas duas vezes por semana em duas escolas municipais de Lavras/MG, e contam com as participações de monitores e estagiários do curso de Educação Física da UFLA.

 

Coordenador:

Prof. Dr. Marcelo de Castro Teixeira

Telefone: (35) 3829-1298

marceloc@def.ufla.br

 

VIVAVÔLEI  

O Projeto VIVAVÔLEI foi criado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) com o objetivo de trabalhar a socialização e iniciação aos fundamentos do voleibol. Na UFLA, o projeto tem o apadrinhamento dos atletas Marcelle Mendes e André Heller, com apoio da CBV e FMV. Com início em 2010, o projeto atende meninos e meninas de 7 a 14 anos para desenvolver suas habilidades cognitivas e motoras adotando o método do “Mini-Vôlei“. Na UFLA o projeto é realizado no DEF e atende nos períodos de manhã e tarde, com a ajuda de monitores bolsistas e voluntários do curso de Educação Física.

 

Coordenador:

Prof. Dr. Marcelo de Castro Teixeira

Telefone: (35) 3829-1298

marceloc@def.ufla.br